Algumas frases retiradas das sessões



Algumas frases retiradas das sessões


"Eu sei o que preciso de fazer para me portar bem, mas não consigo" (C.15 anos); "Eu não sei fazer nada" (N. 8 anos); "Esta semana não me correu bem...é a escola..." (F. 14 anos); "Não gosto daquela professora!Ela chateia-me e eu respondo!" (R. 13 anos); "Quando ouço a professora a dizer que alguém vai ler, o meu coração começa logo a bater" (D. 16 anos); "Os meus colegas gozam comigo, dizem que sou feia e que não sei falar" (C.10 anos).







sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Crianças hiperactivas

     
            Hiperactividade ou incapacidade de estar quieto é um dos muitos problemas com que pais e professores muitas vezes se debatem no seu dia a dia. As crianças não sossegam um minuto e têm dificuldade em permanecer no seu lugar, tendo uma actividade motora excessiva, parecendo ligadas "à corrente". Movimentam excessivamente as mãos e os pés enquanto estão sentadas, levantam-se durante a aula, correm e saltam excessivamente em situações que é inadequado fazê-lo, falam excessivamente e apresentam impulsividade.
            Assim, consequentemente, estas crianças apresentam um défice de atenção. Não prestam atenção suficiente aos pormenores ou cometem erros nas tarefas escolares, dificuldade em manterem a atenção em actividades, não seguem as instruções do professor e não terminam as tarefas escolares, distraem-se muito facilmente e têm muitos esquecimentos. Tudo isto acaba por comprometer o sucesso escolar das crianças.
            Ser pai ou mãe é, geralmente, uma tarefa difícil, mas quando se trata de um filho com hiperactividade e com défice de atenção, requer ainda mais paciência, prática e habilidade enquanto educador. É importante que os pais destas crianças mostrem que as amam e que as apoiam, de forma a ganharem auto-confiança e auto-estima. Também poderá ser positivo criar boas expectativas, focando-se apenas nas coisas boas que as crianças fazem. Os pais devem rodear-se de amigos que dêem valor e que apreciem as qualidades da criança e que compreendam que o seu comportamento não é causado por falta de disciplina ou por má educação. Para que os pais consigam aumentar os comportamentos desejados na criança, devem ser oferecidos incentivos em vez de castigos.
            A escola também assume um papel muito importante nestes casos. A criança deve ser integrada no ensino especial ou no ensino regular consoante as suas necessidades e dificuldades. O processo ensino-aprendizagem deve estar organizado em função das necessidades do aluno, tendo em conta as suas vivências e experiências. Este deve ser delineado procurando desenvolver a capacidade de observação, atenção, memória, calma, concentração, autonomia pessoal e social e expressão. Para além disto, deve auxiliar no desenvolvimento das habilidades e capacidades motoras, capacidade de trabalho individual e em grupo elevar a auto-estima e auto-confiança, assim como o respeito pelas regras sociais. A criança deve ainda, se possível frequentar uma actividade desportiva (karaté, natação, etc.) extra-escolar, ou outras no âmbito da expressão plástica, ou informática, de forma a complementar a aprendizagem das matérias escolares e a utilizar toda a sua energia de forma proveitosa.
            Assim sendo, o sucesso da criança hiperactiva depende de todos os membros da família e da escola, e cada um deve dar a sua contribuição. Isto significa que se devem fazer as coisas de forma concreta e objectiva para que a criança entenda, pois só assim ela irá conseguir, gradualmente, ultrapassar as suas dificuldades.

Lara Guina

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