Algumas frases retiradas das sessões



Algumas frases retiradas das sessões


"Eu sei o que preciso de fazer para me portar bem, mas não consigo" (C.15 anos); "Eu não sei fazer nada" (N. 8 anos); "Esta semana não me correu bem...é a escola..." (F. 14 anos); "Não gosto daquela professora!Ela chateia-me e eu respondo!" (R. 13 anos); "Quando ouço a professora a dizer que alguém vai ler, o meu coração começa logo a bater" (D. 16 anos); "Os meus colegas gozam comigo, dizem que sou feia e que não sei falar" (C.10 anos).







segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os netos e os avós: uma relação positiva

            Nos dias que correm, existem muitos idosos que vivem em casa das suas famílias. Assim, é natural que não se fale apenas em avós, mas também em bisavós que, hoje em dia ajudam os seus filhos a tomarem contam da geração mais jovem, os netinhos. Isto acontece porque os pais trabalham e necessitam de apoio a este nível. Os avós ainda podem ser pessoas activas na sociedade e não idosos.
            Os avós assumem diversos papéis. Prestam apoio emocional, são um suporte sócio-económico, transmitem toda a sua experiência de vida aos netos, acabando por terem uma grande importância na educação e desenvolvimento da geração mais jovem. Os avós buscam desenvolver nas crianças a socialização, a criatividade e poderão ser figuras de referência, ou seja, poderão transmitir-lhes confiança, afectividade, segurança e sabedoria.
            Quando a mãe é muito jovem ou não está presente, os avós tendem a tomar conta dos netos, no sentido de, serem eles os cuidadores, acabando por se tornarem responsáveis pela educação e desenvolvimentos deles. Alguns autores referem sobretudo a importância da avó materna nos cuidados básicos dos netos, pois estas avós sentem-se como uma mãe substituta. Esta presença da avó é de grande importância não só para a criança, mas também para a própria mãe adolescente que se sente segura e apoiada em muitas tarefas novas para ela.
            Os avós podem ter diferentes significados, dependendo da família em que estão inseridos. Cada família é uma família. Uns avós poderão significar um suporte sócio-económico, outros poderão significar os cuidados básicos e educação e, outros poderão significar as duas coisas. Os avós também são muito importantes em fases menos boas da família, como por exemplo, problemas económicos ou divórcio e, nestas situações, tendem a prestar mais apoio aos netos quando estes têm os pais separados.
            Os netos também têm um papel importante porque, os avós que têm prazer em ser avós, melhoram a sua qualidade de vida, pois não estão tão sozinhos, riem-se, e distraem-se. As crianças não discriminam os idosos e brincam com eles sem vergonha.
            Assim, são imensas as contribuições para o desenvolvimento das crianças decorrentes do convívio entre avós e netos. Imensas também são as contribuições para os avós que mantêm esses relacionamentos fortes com os netos.

Lara Guina

Sem comentários:

Enviar um comentário